"A melhor forma de não perder nada não é guardar, mas compartilhar!" Eduardo Sá

domingo, 29 de abril de 2012

PIRATAS NO TIL


Os Piratas assistiram no passado dia 27 de abril à peça de teatro no TIL "O Mundo Mágico de Jack", baseada na história "João e o Pé de Feijão". Esta versão de teatro musical é interpretada por uma equipa de artistas, numa linguagem de espetáculo integrado em que a arte de representar se funde com a música, o movimento coreográfico, os cenários, os figurinos e a luz.

Durante todo espetáculo os Piratas estiveram concentradíssimos, interessados e fascinados com a magia e cor dos cenários, dos figurinos e no movimento das personagens.
Estão de parabéns!

terça-feira, 24 de abril de 2012

TEATRO "O MUNDO MÁGICO DE JACK"

No próximo dia 27 de abril (sexta-feira) os Piratas vão ao Teatro Infantil de Lisboa, assistir à tarde à peça "O mundo mágico de Jack", baseada na história "João e o Pé de Feijão".

"João e o Pé de Feijão" é um conto de fadas publicado, anonimamente, pela primeira vez, em 1807, Londres, por Benjamin Tabart, sob o título de “A História de Jack e o Pé de Feijão”. Apesar de Tabart creditar um "manuscrito original" como fonte para a sua adaptação, o conto foi baseado, provavelmente, numa história de tradição oral. O conto de Tabart tornou-se a base de todos os recontos que, desde então, surgiram em muitas e variadas versões.

“O Mundo Mágico de Jack” de Fernando Gomes e música original de QuimTó. Uma versão de Teatro musical para miúdos e graúdos, a 48º produção do TIL que comemora 35 anos de actividade contínua… a formar gerações!
Baseado na história de O João e o Pé de Feijão, um conto que faz parte do Plano Nacional de Leitura / Ler + sendo também leitura recomendada e orientada para o 1º ano do 1º ciclo.



VISITA À GNR


Os Piratas foram à Escola Prática da GNR. Durante a visita tiveram a oportunidade de efetuar algumas "atividades radicais" e interagir diretamente com os militares da GNR. Os Piratas estavam muito satisfeitos e divertiram-se muito.
Ao chegarem ao local puderam ver uma "quinta democrática" com vários animais juntos. Uma avestruz, um porco preto, patos, galinhas, burros, um pavão, ovelhas...
Depois seguiram para o plastron, onde estavam em exposição diversas "atividades radicais". Rapel, slide, andaram de charrete, de cavalo, sentiram "in loco" as motas da GNR, tiveram acesso ao robot da Unidade de Intervenção para desarmadilhar bombas e finalmente assistiram a uma demonstração de cães treinados para situações específicas.
Aqui ficam algumas fotos que registámos durante a visita.





domingo, 15 de abril de 2012

NOVO PARQUE NO RECREIO

É com muita satisfação e orgulho que podemos ver as nossas crianças brincar e jogar no novo parque do recreio.
Graças à boa vontade e generosidade de várias pessoas anónimas, pais / encarregados de educação e Direção da Instituição, conseguimos alcançar o objetivo de dinamizarmos e reestruturarmos o espaço exterior com um equipamento novo.
Os Piratas e respetiva equipa educativa agradecem a todos o contributo dado.   





VISITA AO MUSEU BERARDO

"O Museu Berardo apresenta os movimentos artísticos mais significativos do século XX até à atualidade. Neste museu é possível encontrar obras de artistas dos mais diversos contextos culturais e variadas expressões que construíram a história da arte do último século.
A possibilidade de se criarem situações pedagógicas no espaço do museu contexto não formal de educação é, cada vez mais, reconhecida como outra forma de se obterem novas aprendizagens, que incrementem aspetos estruturantes do desenvolvimento cognitivo, através de outras abordagens..."


A caminho da exposição.


Quando chegámos ao museu a monitora Ana estava à nossa espera para iniciarmos a nossa "visita-jogo".


A Ana tinha um desafio para os Piratas! A caça ao tesouro...
No museu os Piratas tiveram oportunidade de seguir um mapa que ia dando pistas para descobrir o tesouro.


 

Depois de várias pistas dadas pelo mapa, os Piratas com muito interesse e  atenção descobriram que o museu não tinha um só tesouro, mas muitos...cheios de formas e cor!

Foi com muito agrado que os Piratas participaram na "visita-jogo", através de uma abordagem lúdica com contacto a várias obras de arte e artistas.

ENSEMBLE DE JAZZ NA INSTITUIÇÃO

Os Piratas assistiram e participaram na Instituição a um "combo", constituído por um quinteto clássico de instrumentos musicais como: o trompete, guitarra elétrica, piano elétrico, contrabaixo e bateria. A seleção das peças musicais recaiu sobre temas clássicos do repertório jazz e blues, alguns readaptados com títulos e textos mais apetecíveis para o público-alvo e outros com (re) harmonizações e arranjos de temas extraídos do repertório tradicional infantil ao estilo Jazz.

O grupo mostrou-se interessado e atento, foi mesmo possível observar algumas crianças baterem com o "pezito" no chão e dançar ao som e ritmo da música.
Fomos agraciados pela presença do professor Diogo, que esteve no quinteto a tocar contrabaixo durante o espetáculo.

O QUINTETO


TROMPETE


PIANO ELÉTRICO


GUITARRA ELÉTRICA


CONTRABAIXO E BATERIA

quinta-feira, 12 de abril de 2012

VISITA Á GNR



No próximo dia 18 de abril (quarta-feira), os Piratas vão visitar a Escola Prática da GNR em Queluz.
Devem estar presentes na Instituição às 8h 3om.
Não se atrasem!

quarta-feira, 11 de abril de 2012


No próximo dia 13 de abril (sexta-feira) os Piratas têm visita marcada ao Museu Berardo.
Devem estar na Instituição às 9h.
Sejam pontuais.

terça-feira, 10 de abril de 2012

ENSEMBLE DE JAZZ

Lembramos que no próximo dia 12 de abril (quinta-feira), os Piratas irão assistir ao ensamble de jazz, dinamizado pela Foco Musical. Iremos contar com a presença e participação no ensemble do Professor Diogo.

NASCEU O GUILHERME


Parabéns à família Pacheco! Nasceu o Guilherme, irmão do Pirata Gonçalo no dia 2 de abril!
 Os amiguinhos do Gonçalo e respetiva equipa educativa felicitam a famíla e desejam tudo de bom!
Beijinhos. 

INSCRIÇÕES COLÓNIA BALNEAR

Informam-se os pais / encarregados de educação que estão abertas as inscrições na secretaria para a Colónia Balnear de 9 a 20 de abril.
O custo da inscrição é de 100 euros.
A Colónia realizar-se-à entre 18 e 29 de junho, em Carcavelos.

domingo, 1 de abril de 2012

PÁSCOA


A equipa educativa dos Piratas deseja a todos os pais / encarregados de educação, familiares e seguidores uma boa e doce Páscoa!

AUSENTE


É do conhecimento de todos os pais / encarregados de educação que estarei ausente de 26 de março a 6 de abril.
A todos agradeço a compreensão e colaboração!
Até breve.

ALVITO


O passeio ao parque do Alvito em Monsanto no passado dia 23 de março, correu muito bem e também tivemos a ajuda do S. Pedro que deu uma mãozinha no tempo. 
Os Piratas brincaram, correram e saltaram o quanto basta nos três parques existentes.
A boa disposição e alegria das crianças foi uma constante ao longo do dia. O ar do parque florestal de Monsanto abriu o apetite aos Piratas que comeram com gosto os pastéis de bacalhau, as batatas fritas e a fruta.
Ao princípio da tarde os Piratas começaram a dar sinais de algum cansaço...a falta do repouso evidenciava-se. Ainda assim os Piratas resistiram!
Parabéns a todos!

NOVO ELEMENTO NA EQUIPA EDUCATIVA


O grupo dos Piratas tem um novo elemento na equipa educativa, desde o dia 19 de março o educador de infância estagiário Bruno Silvestre.
Os Piratas e respetiva equipa educativa dão as boas vindas ao Bruno e desejam-lhe boa sorte!