"A melhor forma de não perder nada não é guardar, mas compartilhar!" Eduardo Sá

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FORMAS GEOMÉTRICAS II

Continuamos a trabalhar as formas geométricas na sala...

Identificámos e nomeámos as formas geométricas na primeira ficha de trabalho. Em seguida pintámos, recortámos e colámos numa folha de tamanho A3.



Na segunda ficha de trabalho observámos as imagens, identificámos, classificámos de acordo com a forma e pintámos.


Recortámos.

Para finalizar a atividade, colámos as imagens e estabelecemos a correspondência entre estas e as figuras geométricas com a mesma forma.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

NOVO PIRATA NA SALA...


E não é que o nosso aquário já tem outra vez novo habitante? É verdade, não ficámos muito tempo sem um peixe na sala...
Os Piratas e respetiva equipa educativa agradecem à Silvia, mãe do Gustavo o novo peixe para a sala.
Tal como aconteceu anteriormente, deliberámos democraticamente em reunião de grande grupo o nome para o novo elemento.
Os nomes sugeridos foram:

1. Pirata capitão;
2. Rei do mar;
3. Pirata preto.

E o nome mais votado foi... Pirata capitão, com 14 votos. Rei do mar obteve 1 voto e Pirata preto 1 voto também. Registaram-se 2 abstenções.
O processo de eleição decorreu normalmente, sem incidentes.

Os Piratas desejam melhor sorte para o Pirata capitão!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PIRATA LARANJA

Os Piratas tiveram hoje uma triste notícia quando entraram na sala e olharam para o aquário... O peixe Pirata Laranja morreu!
 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

DIA NACIONAL DO PIJAMA!

Os Piratas assinalaram hoje dia 20 de novembro, o Dia Nacional do Pijama. Esta data tem por base o livro "TODOS DE PIJAMA", uma extraordinária aventura de duas crianças amigas Maria e Milú, que procuram desvendar um segredo. Um pijama começa por ser a única pista. Esta simples peça de roupa acaba por se revelar de grande importância na vida da família, da escola e do país daquelas crianças. 
Escrita para pequenos e grandes, "TODOS DE PIJAMA" é uma história sobre a felicidade e amizade. Uma história que nos lembra que uma criança tem direito a crescer numa família.
Depois desta história, o nosso pijama passará a ter outro significado na nossa vida!

Inspirados na história e na sua mensagem, os Piratas vieram vestidos de pijama.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

FORMAS GEOMÉTRICAS I

Aproveitando o facto da Ana Mafalda ter levado um livro que abordava as  formas geométricas, os Piratas começaram as atividades relacionadas com este tema.
Registámos a primeira das atividades.

O livro da Ana Mafalda.




Na sequência da efeméride o S. Martinho, os Piratas realizaram uma ficha de trabalho para identificar as formas geométricas básicas.


Depois de identificadas e nomeadas, passaram à colagem das formas geométricas. O retângulo.


O quadrado e círculos.


O triângulo.


E a finalizar, ilustraram o desenho com lápis de cor.

CANTATA "O CONQUISTADOR"

Os Piratas assistiram e participaram com entusiasmo na cantata "O Conquistador", na Aula Magna no passado dia 16 de novembro.
Foi com muito agrado que verificámos que muitos elementos do grupo, interagiram cantando e mimando com gestos, as canções conforme aprenderam nas aulas de Expressão Musical.

O palco tinha como cenário de fundo o castelo de Guimarães, monumento ligado à fundação do Condado Portucalense e às lutas da independência de Portugal, sendo designado popularmente como berço da nacionalidade.


Os intervenientes da Orquestra Didática da Foco Musical estavam todos trajados a rigor de acordo com a época. O narrador.


Da esquerda para a direita, D. Mafalda, D. Teresa e o maestro Jorge Salgueiro.


Da esquerda para a direita, Egas Moniz e D. Afonso Henriques.


terça-feira, 13 de novembro de 2012

DIA NACIONAL DO PIJAMA


No proximo dia 20 de novembro, terça-feira festeja-se a nível nacional o Dia do Pijama.
Os Piratas associaram-se a esta ideia e causa solidária e vão assinalar o dia trazendo vestido de casa um pijama.

Esta iniciativa baseada numa componente solidária, pretende ajudar a transformar uma atividade divertida numa experiência educativa onde as crianças aprendem a partilhar e viver o valor da solidariedade.

Para mais informações sobre esta causa, consultar o site www.mundosdevida.pt

sábado, 10 de novembro de 2012

CANTATA "O CONQUISTADOR"

 No próximo dia 16 de novembro, sexta-feira iremos assistir à cantata "O Conquistador" na Aula Magna. O espetáculo é promovido pela Foco Musical. Terão de estar presentes na Instituição às 8h 15m.

"O Conquistador insere-se num conjunto de obras encomendadas para os concertos interativos produzidos pela Foco Musical para a população escolar e pré-escolar. Utilizando a estratégia da audição musical participada ao vivo, a preparação das crianças para estes concertos exige trabalho de sala de aula prévio, conferindo momentos de cumplicidade únicos entre a plateia e o palco, cujos efeitos confirmaram em estudos recentes resultar em aprendizagens verdadeiramente significativas e numa apropriação de conhecimentos acima da média, comparativamente a abordagens tradicionais. Este trabalho em sala de aula leva a que a responsabilidade perante a construção do veículo extra-musical seja encarada com a mesma profundidade com que olhamos para a conceção musical e com que traçamos os nossos objetivos no domínio do desenvolvimento das competências musicais. Assim, como ponto de partida para a criação de obras inéditas para a atividade da Orquestra Didática, a Foco Musical procura ter um cuidado acrescido na seleção das temáticas para as narrativas a trabalhar.
Temas como a solidariedade, a tolerância, a ecologia, bem como outros temas relacionados com episódios marcantes da nossa história e da nossa cultura, que é o caso da Cantata O Conquistador têm sido os mais reflectidos e partilhados ao longo do nosso percurso."
Baseada na biografia de D. Afonso Henriques, a Cantata “O Conquistador” é um concerto interativo, contado (e cantado) por quatro cantores e uma orquestra sinfónica, que apresenta de forma lúdica a história da fundação de Portugal.

MAIS UM BOLO CASEIRO AO LANCHE...


Na passada sexta-feira, dia 9 de novembro os Piratas foram presenteados mais uma vez por um bolo caseiro, confecionado pelos pais / encarregados de educação do José Pedro.
Ao lanche os nossos Piratas deliciaram-se com o bolo de chocolate.

Obrigado!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

BRINCAR E APRENDENDO - MATEMÁTICA III

Continuamos a fazer abordagem a noções matemáticas nas nossas atividades diárias de sala. Os Piratas  trabalharam anteriormente conceitos como a classificação e seriação.

Relacionado ainda com o tema outono, desta vez estabeleceram a correspondência entre quantidade e número e identificaram os números.

"PETER PAN"

Foi com muito entusiasmo e atenção que os nossos Piratas assistiram ao musical "Peter Pan". O espetáculo transporta-nos para a magia do imaginário através dos efeitos especiais, da qualidade dos cenários, adereços e guarda-roupa, do ambiente colorido e dinâmica de palco.

A não perder!
Parabéns a toda a equipa por nos proporcionarem uma viagem de uma hora à terra dos sonhos!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

TEATRO POLITEAMA - "PETER PAN"

Fomos surpreendidos com oferta de bilhetes para ver o teatro "Peter Pan", amanhã às 11h, no Politeama. A saída da Instituição está prevista para as 10h.
Não se atrasem!

Judy Garland

"A partir do célebre conto de James Matthew Barrie, La Féria construiu uma versão musical sobre o pequeno rapaz voador que se recusa a crescer e que acredita em fadas. PETER PAN é um clássico da literatura infantil agora recriado num maravilhoso musical, cheio de canções e magia.
Recorrendo às mais sofisticadas tecnologias de vídeo e efeitos especiais que obrigaram os actores a serem treinados para voar, PETER PAN é um grande espectáculo para crianças e adultos que revive as aventuras de Peter Pan, Sininho, Capitão Gancho e todos os fascinantes habitantes da Terra do Nunca numa atmosfera de poesia, encantamento e sonho. PETER PAN é uma das mais belas e imortais histórias do imaginário que perdura há mais de um século como uma obra-prima.
La Féria rodeou-se de actores, cantores, acrobatas, bailarinos e músicos que formam um grande elenco protagonizado por João Godinho, Tiago Isidro, Sara Cabeleira, Bruna Andrade, Marco Mercier, Sérgio Lucas (o vencedor do concurso ÍDOLOS), Hugo Goepp, Bruno Rosa, Ana Rita Dionísio e Paulo Ferreira, além das crianças Bernardo Oliveira, João Prior, Rodrigo Balseiro, Afonso Cardos, Sofia Saavedra e Lourenço Serrão, pequenos actores-cantores que foram selecionadas num casting em que concorreram mais de 500 crianças. Estes pequenos actores cantam, dançam e representam sendo uma das grandes surpresas de PETER PAN.
PETER PAN tem texto, direcção, cenografia e figurinos de La Féria, música do Maestro Mário Rui, direcção vocal de Tiago Isidro e coreografia de Marco Mercier.
PETER PAN é um fantástico musical, uma prenda inesquecível para crianças e adultos. PETER PAN, O MUSICAL que vai voar para dentro do seu coração, estreia ainda este mês no Teatro Politeama.
PETER PAN será representado diariamente em duas sessões às 11 da manhã e às 14h para os estabelecimentos de ensino e às 15h de sábado e domingo para o público em geral."

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

CULINÁRIA - HALLOWEEN

Os Piratas puseram as mãos na massa e  realizaram hoje as bolachas de manteiga com moldes do Halloween.

Ora vejam todo o processo, registado em fotografias.

Os ingredientes, utensílios de cozinha necessários e ainda com direito a uma abóbora cortada com muita perícia pelo pai do Tomás Pontes, o Cláudio.



Farinha.


Açucar.


Ovos.


Manteiga.


Raspa e sumo de limão.


 E por fim mexer tudo muito bem!!!!
Amassar.


Colocar as formas por cima da massa: um morcego, uma abóbora, um fantasma, uma menina ou menino.


Antes de irem ao forno.


Depois de irem ao forno.



Prontas para comer.