"A melhor forma de não perder nada não é guardar, mas compartilhar!" Eduardo Sá

terça-feira, 13 de março de 2012

ÓPERA: "A CORAGEM E O PESSIMISMO"

Relembramos que amanhã, dia 14 de março iremos ao Campo Pequeno assistir à Ópera "A Coragem e o Pessimismo", atividade dinamizada pela Foco Musical.

Todas as crianças deverão estar na Instituição às 9h.

Ópera: "A coragem e o pessimismo", baseada em Camões.


“A coragem e o pessimismo” assim se chama a ópera para crianças composta por Jorge Salgueiro e libreto de Gonçalo M. Tavares, baseada em “Os Lusíadas”, que estreia a 14 de março no Campo Pequeno, Lisboa.
Em declarações à agência Lusa, o maestro Jorge Salgueiro disse tratar-se de uma encomenda de uma associação vocacionada para a didática da música que visa mostrar aos jovens todas as nuances e os tons de voz de uma ópera tradicional.
“Daí que tenha tudo o que tem uma ópera tradicional - abertura, coros, recitativos, duetos, tercetos, quartetos, cavatinas e areosos, o que já não é muito utilizado nas óperas atuais”, comentou.
Outra das características peculiares desta obra – acrescentou – consiste em ter secções menos longas para que o público não se canse, porque se trata de crianças, referiu o compositor.
Encenada por Guilherme Mendonça, com conceção pedagógica de Miguel Pernes, figurino de Clara Bento e espaço cénico de Joaquim Cachopo, a ópera irá contar com quatro cantores principais um para cada tom de voz: soprano, contralto, tenor e baixo.
Para estas vozes estão ainda a decorrer audições, referiu Jorge Salgueiro.
Coragem, Monstra, Pessimismo e o Poeta são algumas das personagens da ópera que além do Campo Pequeno.

Sem comentários:

Enviar um comentário