Há quem pense certamente que trabalhar a Matemática em Jardim de infância, será uma tarefa difícil que se resume a "ensinar" a contar, fazer contas, etc.
Pois enganam-se os que pensam desta forma!!!!!
A brincar e interagir com o meio ambiente, as crianças realizam aprendizagens significativas, que contribuem de forma decisiva para a construção de conhecimentos e conceitos matemáticos. É a partir da observação e experimentação que a criança quantifica, classifica, seria e entende o mundo que a rodeia.
Nesta linha de pensamento, ao usarmos os Instrumentos de Gestão Partilhada como o Quadro de Presenças, o Calendário Diário e o Calendário do Tempo, pretendemos fomentar o raciocínio lógico-matemático, sistematizar e organizar o pensamento e trabalhar conceitos matemáticos:
- conceito de número - ordinal / cardinal;
- construir a noção do tempo, através da sequência semanal, mensal e anual;
- estabelacer padrões repetitivos (sequência dos dias da semana);
- estabelecer correspondências, operacionalizando situações simples como a contagem das crianças presentes e ausentes;
- adquirir a noção de que o grupo é um conjunto, sabendo que podem não estar todos presentes.
Através das Áreas Permanentes, o grupo pode efetuar a leitura e associar a quantidade de crianças que podem frequentar cada área e o algarismo.
Estes são apenas alguns dos exemplos diários que possibilitam desenvolver a Matemática nesta faixa etária.
ASSOCIAÇÃO DE QUANTIDADE AO ALGARISMO
MAPA DE ANIVERSÁRIOS
O Mapa de Aniversários, permite que as crianças adquiram a noção de tempo, através da sequência anual e estabeleçam a correspondência entre a quantidade e o número, ou seja, no mês de setembro há cinco (5) crianças que fazem anos.
A matemática não se ensina, vivencia-se!
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